Ter, 25/10/2005 - 15:17
Este espaço cultural oferece espaços diferenciados para adultos, crianças e jovens. No átrio, mantém as exposições temáticas de livros, enquanto os placards de informação oferecem recolhas de notícias sobre a região. Aberta ao público de segunda a sexta-feira, durante todo o dia e aos sábados durante a tarde, a biblioteca é um espaço que convida, sobretudo, ao lazer.
Neste espaço, os utilizadores têm, ainda, a possibilidade de consultar o catálogo de livros.
Entre o espólio cultural que compõe a biblioteca podemos encontrar 8 mil livros, 827 CD´s, DVD´s e CD-ROM´s, 31 revistas da especialidade, seis jornais regionais, seis jornais nacionais, sete revistas infanto-juvenis e 26 revistas de diversas áreas, como automóveis, informática, gestão, viagens e culinária.
Informática completa oferta
Para além disso, os utilizadores também têm à disposição 12 computadores com acesso à Internet.
A biblioteca pretende afirmar-se no quotidiano dos habitantes de Murça, como uma porta de acesso ao conhecimento. Este equipamento cultural pretende promover a cultura, o acesso à informação, a literacia e a educação.
A sala para os adultos, concebida em “open-space”, é composta por várias zonas: a zona de consulta e de leitura de periódicos, que constitui um espaço de lazer situado à entrada, a zona de consulta de documentação, a zona de leitura individualizada e de leitura de grupo. Já a zona multimédia possui duas valências, uma para auto-formação e outra para pesquisa na Internet, e por último encontra-se o espaço de visionamento de filmes.
A sala infanto-juvenil foi pensada para crianças e jovens entre os 3 e os 15 anos de idade. A disposição do mobiliário distingue as diferentes áreas, como as zonas de consulta de documentação, de leitura de grupo e de multimédia para pesquisa na Internet e auto-formação.
O espaço “A Hora do Conto” também faz parte desta zona, através de uma estrutura própria, que permite o isolamento acústico e visual.
Entre os serviços oferidos pela Biblioteca destacam-se o serviço de empréstimo domiciliário, a reprodução e impressão de documentos, o serviço de animação e de leitura, e a hora do conto, para as crianças dos jardins-de-infância e escolas básicas.