Multiculturalismo em foco

PUB.

Qua, 31/05/2006 - 14:25


“Olhares sobre o Multiculturalismo” foi trazido pela Associação Nacional de Professores (ANP), a Mirandela, na passada sexta-feira, um colóquio que pretendeu debater a diversidade da população estudantil em Portugal.

Esta iniciativa decorre numa altura em que, fruto da crescente imigração no nosso País, o número de alunos estrangeiros ascende os 80 mil.
Deste modo, promover e desenvolver uma educação intercultural vai representar uma solução para que seja mais fácil lidar com a evolução e características actuais do ensino. O objectivo é, assim, expor as diferenças que separam os diversos alunos, mas, também, as semelhanças que os unem, evitando a inferiorização de qualquer raça ou nacionalidade. A sociedade deverá, desta maneira, ser construída sobre as diversidades dos povos.
Ao professor é dada, neste tema, uma importância vital, uma vez que deverá estar preparado para entender e cimentar as relações entre os seus alunos, promovendo, simultaneamente, a integração de todos e o sucesso escolar.
Assim, a diferença entre os estudantes, seja na raça, na cultura, na nacionalidade ou na religião não deverá, nunca, ser encarada como um pretexto para a rejeição e discriminação.