Multibanco chega a Ervedosa

PUB.

Ter, 10/01/2006 - 15:03


Começou ontem a funcionar a caixa Multibanco instalada em Ervedosa, no concelho de Vinhais, um equipamento aguardado há cerca de um mês pela população.

Desde que foi colocado o sistema, os habitantes da aldeia ainda não tinham efectuado qualquer operação, pois, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Ervedosa (JFE), Franquelim do Nascimento, “a Portugal Telecom (PT) não tinha linha de dados aqui”.
A resolução do problema foi, por isso, aguardada pela população com alguma ansiedade. Com a chegada dos familiares durante as férias natalícias, esperava-se que a máquina já estivesse em funcionamento, mas sem sucesso. “Fez-se muita publicidade ao equipamento e, quando as pessoas chegaram cá, não estava ligado”, constatava Franquelim do Nascimento.
Em Ervedosa, as reacções negativas face à situação não se fizeram esperar. O presidente da JFE demonstrava, mesmo, alguma revolta. “Parece que vivemos num país de Terceiro Mundo”, lamentava o autarca.
Uma fonte da PT, quando contactada na semana passada, afirmou que a ligação à rede telefónica já estava operacional. A única responsabilidade da empresa de comunicações era garantir a linha de dados. Competia, então, à entidade que gere as caixas de Multibanco colocar o equipamento a funcionar.
Assim, ontem, após a introdução dos códigos na máquina, a cargo da empresa gestora dos equipamentos, os habitantes de Ervedosa puderam aceder, efectuar operações e perceber, finalmente, que uma caixa de Multibanco “dá sempre jeito”.
O equipamento faz parte duma espécie de mini-Loja do Cidadão criada na aldeia, que contará, em breve, com posto de venda de medicamentos