Muita adrenalina em Alfândega da Fé

PUB.

Ter, 28/06/2005 - 18:48


Três dia de pura adrenalina, esforço físico e, sobretudo, muito calor marcaram, com alguma dureza, a edição deste ano do Challengers Trophy – uma prova de desporto aventura vocacionada para as empresas e quadros.

Presentes estiveram cerca de 400 pessoas, oriundas um pouco de todos o país, que enfrentaram temperaturas médias na ordem dos 38 graus.
A prova arrancou na cidade do Porto, na passada quinta feira, com uma prova de canoagem efectuado no rio Douro. Depois do prólogo realizado na Cidade Invicta, a caravana rodou até Alfândega da Fé. Até ao passado sábado, as equipas participantes foram, ao longo das etapas, encontrando uma série de dificuldades, dada a morfologia do terreno.
A considerada “prova rainha”, realizada na passada sexta feira, foi efectuada debaixo de um sol abrasador e um rio Sabor praticamente sem água, situação que levou os participantes a considerem a prova “dura”. Mas, o espírito de equipa e o sacrifício ultrapassaram todas estas barreiras naturais.
Dada a dureza da prova, pelo caminho apareceram algumas bolhas, escoriações e cansaço, mas tudo levado no maior dos “desportivismos”.
O Jornal NORDESTE acompanhou de perto o esforço de alguns dos participantes que, no final do desafio, mostravam-se satisfeitos, apesar de cansados. “Foi um desafio fantástico numa zona do país muito atractiva em termos de paisagem e com algumas dificuldades pelo meio”, frisaram algumas das equipes depois de atravessarem um troço do rio Sabor.

Prólogo inédito

Segundo o director da prova, Pedro Vieira, “o concelho de Alfândega da Fé foi uma agradável surpresa, pois os meios logísticos estiveram sempre ao alcance da organização, com a população e a autarquia local a incluir-se neste esforço conjunto de bem receber”.
Esta foi a primeira vez que o prólogo da prova se realizou fora de Lisboa, neste caso no Porto.
A edição deste ano contou, ainda, com outras inovações, como foi um percurso orientado por GPS. Outras das tónicas foi a realização de algumas etapas ligadas à história. usos e costumes de Alfândega da Fé.
Dado o sucesso da prova em terras transmontanas, a autarquia de Alfândega da Fé pensa, já, na promoção do concelho de forma a lançar as sementes em termos de empresas viradas para o turismo natureza e aventara.
De acordo com o edil, João Carlos Figueiredo, a aposta turística do município passa, efectivamente, por este nicho de mercado que tem de ser dinamizado. “O Challengers trouxe ao concelho alguma promoção. O primeiro passo está dado, pois aqui afluíram pessoas de todo o país com gosto pelo desporto aventura”, afiança o edil.
A vitória nesta edição sorriu à equipa do segmento “Master”, composta por homens ligados ao grupo Millennium BCP.