Ter, 21/02/2006 - 15:19
Para dar prevenir qualquer desacato, o comando distrital de GNR de Bragança fez deslocar para a vila cerca de 90 efectivos e um número significativo de meios técnicos, que não chegaram a intervir.
Segundo o comandante da GNR, tenente-coronel Norberto Fernandes, a acção da guarda visou, essencialmente, o controlo de entrada de armas de fogo no recinto da feira. Para o efeito foi montado um dispositivo que fiscalizava viaturas que se dirigiam para as principais entradas da localidade. Outra das acções passou pela montagem de um esquema de segurança dentro do recinto do mercado, ao passo que de reserva ficaram, ainda, patrulhas a cavalo e meios cinotécnicos.
Já dentro do Parque Municipal de Exposições, o novo local da tradicional feira, a opiniões eram unânimes no que diz respeito à melhoria das condições para a instalação dos feirantes. Mesmo assim, pelo meio havia alguns desabafos. “As condições são melhores, mas a feira fica afastada do centro da vila, o que pode prejudicar o negócio, mas o tempo o dirá”, dizia, Alfredo Vaz, um dos comerciantes presentes.
Transferência inevitável
Acresce que o receio de quebra dos negócios era demonstrado pelos proprietários de cafés e restaurantes situados no centro da vila.
Ao início da manhã de ontem, o número de clientes era reduzido, em parte fruto da chuva que se faz sentir, que não chegou para demover quem gosta de ir à feira. “Acho que poucas pessoas olham ao local, pois aqui só vem quem gosta ”, afiançava Alcina Morais.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Moraes Machado, a mudança era inevitável. O autarca entende que a feira continua bem situada, alegando que o novo recinto está a pouco mais de 100 metros de um dos extremos do local onde se realizava o antigo mercado. “Agora está num local com boas condições e apenas falta corrigir alguns pormenores, para que, de futuro, tudo corra dentro da normalidade”, sustenta Moraes Machado.
A feira de Mogadouro é composta por cerca de 200 feirantes licenciados, sendo considerada uma das maiores da região.