class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166221 node-type-noticia">

            

Mourinho homenageado

Ter, 22/05/2007 - 10:34


Os 25 anos do Museu da Terra de Miranda (MTM) foram assinalados, no passado fim-de-semana, com um conjunto de iniciativas, cujo ponto alto foi a apresentação do livro “António Maria Mourinho – Testemunhos de uma vida”, em homenagem ao fundador daquele equipamento cultural.

A obra conta com depoimentos de pessoas ligadas aos mais diversos sectores da sociedade, que conheceram os feitos de um dos mais importantes investigadores e promotores da cultura transmontana, o “Padre” Mourinho, como era conhecido.
Segundo a esposa do homenageado, Maria de Lurdes Mourinho, “a criação de um museu em Miranda do Douro foi sempre um dos sonhos do meu falecido marido, que viveu sempre com a essa ideia”.
Além da homenagem ao fundador do MTM, a cerimónia contou, também, com o lançamento de um vinho DOC alusivo à efeméride, produzido por José Maria Preto e uma Capa de Honras Mirandesa comemorativa dos 25 anos do museu, executada por Aureliano Ribeiro.
Recorde-se que a família Mourinho esteve à frente do museu durante 25 anos, o que leva o novo director a encarar estas funções sob uma perspectiva diferente. “O trabalho dos meus antecessores traz-me responsabilidades acrescidas”, garante Sérgio Gorjão.
O MTM terá, dentro de dois anos, uma nova face, com as obras de beneficiação que estão previstas.