Ter, 04/07/2006 - 16:00
A última palestra foi proferida por Olinda Rodrigues Santana, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora do CEAMM, que falou sobre o “Espólio do Dr. António Maria Marinho”, desde que se iniciou o trabalho de organização até à criação do Centro de Estudos.
Segundo o director do CEAMM, António Bárbolo Alves, as conferências realizadas em Miranda do Douro tiveram como objectivo principal oferecer um espaço transversal de discussão e de difusão científica sobre as mais diferentes áreas de saber.
Para o efeito, foram convidados professores e investigadores de diversas Universidades e Centros de Investigação, nomeadamente da já referida Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Minho, Universidade de Konstaz (Alemanha), Universidade de Lisboa, para além dos investigadores do CEAMM que também deram o seu contributo a esta iniciativa.
Foram abordados e discutidos temas tão diversos como a “Língua e Cultura Mirandesas” ou a “História Local”. Procurou-se, assim, estimular a partilha de saberes, divulgando a cultura científica e reforçando a ligação entre a Universidade, os Centros de Investigação e a Sociedade.
Semana da Cultura Mirandesa
O desenvolvimento cultural da região onde se insere a Terra de Miranda é, aliás, o primeiro dos objectivos estatuários do CEAMM, estrutura de investigação criada em 2004 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pela Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD) que, com estas conferências, impulsiona esse dinamismo cultural no concelho de Miranda do Douro e região transmontana.
Recorde-se que o espólio de António Maria Mourinho estava espalhado por 83 caixas de grandes dimensões, que foram submetidas a uma triagem e divididas em vários fundos: fotográfico, documental e bibliográfico, este com cerca de quatro mil livros.
Numa altura em que a CMMD promove a Semana da Cultura Mirandesa, o CEAMM vai reeditar as revista “Tierra de Miranda - Revista do Centro de Estudos António Maria Mourinho”, bem como o Guia do Arquivo de António Maria Mourinho, da autoria das investigadoras da UTAD, Olinda Santana e Ana Lúcia Costa.
O documento estará ao dispor da comunidade já na próxima segunda-feira.