Motocross em grande

PUB.

Ter, 14/03/2006 - 15:36


É já no próximo fim-de-semana que Freixo de Espada à Cinta recebe a caravana da classe maior do Motocross nacional, com provas a contar para a classe MX-1 que engloba motos de 250 cc, 450cc e 500 cc.

Ao longo dos últimos meses, várias equipas de pilotos e peritos da Federação Nacional de Motociclismo (FNM) estiveram em Freixo de Espada à Cinta para proceder a alterações no traçado da pista de Motocross da localidade.
A infra-estrutura já está dotada de vários equipamentos, como é o caso de uma torre de controlo que engloba posto médico, sala de reuniões e sala para a comunicação social.
O parque estacionamento para as equipas está maior, tendo sido dotado de mais de uma centena de lugares disponíveis para assistência às máquinas.
Durante vários dias, homens e máquinas procederam a alterações significativas ao nível das rampas de saltos, com o objectivo de proporcionar um melhor espectáculo ao público e criar um maior grau de dificuldades aos pilotos, já que no próximo dia 19 de Março aquele traçado vai ser palco de provas da classe rainha do MotoCross.
O perímetro da pista foi, igualmente, aumentado para um perímetro de 1.800 metros, com corredores para veículos de socorro e apoio.

Prémio ao esforço
da Junta de Freguesia

Outra das alterações a fazer é a vedação do circuito com rede para proporcionar mais segurança a pilotos e público, ao passo que todo o espaço adjacente à pista vai ser relvado.
Estas melhorias devem-se ao esforço da Junta de Freguesia de Freixo de Espada à Cinta, que nesta tarefa tem contado com o imprescindível apoio da Câmara Municipal e do empresário da construção civil Manuel Joaquim Caldeira.
Segundo António Monteiro, da FNM, estas alterações têm em vista duas provas de cilindrada maior (MX 1 250cc, 450 cc e 500cc) que vão acontecer naquele crossódromo. Em simultâneo, ali vai correr a classe de infantis A (50cc) a contar para o campeonato da categoria. Para já, a prova tem praticamente o que é importante para o decurso da competição, com umas já acabadas e outras em fase de conclusão.
A FNM considera o facto de Freixo receber estas competições “é um prémio à determinação da Junta de Freguesia, entidade que se tem esforçado por trazer a competição ao interior”.