Ter, 21/11/2006 - 10:32
A proposta foi discutida e contou com o apoio dos eleitos do PS e da CDU. No entanto, os deputados municipais do PSD alegaram que esta iniciativa vai chocar com direitos já adquiridos, dado que o Monte Morais já se encontra incluído na Rede Natura 2000. Resultado: a proposta de ordenamento foi rejeitada com 23 votos contra, 15 votos a favor e 24 abstenções.
Para reprovar a ideia da CDU, os sociais-democratas defenderam que o estudo deveria ser mais alargado, de modo a abranger, igualmente, parte da Serra de Bornes.
Recorde-se área designada por “Monte Morais”, familiar a todos os macedenses, é alvo do interesse de várias classes científicas, desde a Biologia à Geologia.
Trata-se duma zona corresponde a cerca de 30 quilómetros quadrados, que se estendem a leste do concelho de Macedo de Cavaleiros, na bacia hidrográfica do rio Sabor, perto da aldeia de Morais, que lhe dá o nome.
Quer seja pela abundância da rara planta “allyssum serpyllisolium” ou pelo facto de ser a maior e mais contínua mancha de rocha “serpentinitica” existente no Nordeste Transmontano, o Monte Morais tem suscitado interesse e servido de tema a vários estudos e teses.