class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-168028 node-type-noticia">

            

Montaria só rende um javali

Ter, 12/02/2008 - 10:28


118 portas, seis matilhas e, apenas, um javali. Este é o balanço de mais uma montaria na Zona de Caça Municipal de Alijó, que decorreu no passado dia 2, e contou com caçadores de diversos pontos da região e, até, do País. Os monteiros reuniram-se logo pela manhã, para delinearem a melhor estratégia, tendo em conta os vestígios deixados pelos animais.

A mancha escolhida foi a zona de caça das freguesias de Vila Chã e Sanfins do Douro, numa área de 800 hectares, onde foram colocadas 118 portas, batidas por seis matilhas. Os caçadores apontaram as armas, mas conseguiram matar, apenas, um javali, um resultado que ficou aquém das expectativas da organização, visto que se trata de uma zona com muitos vestígios destes animais.
Mesmo com o reduzido número de javalis abatidos, os participantes mostraram-se satisfeitos com a última montaria da época venatória 2007/2008, dado que o convívio falou mais alto.
A par da caçada, os monteiros deliciaram-se com um bom manjar gastronómico e confraternizaram ao som da animação musical de um grupo de caçadores.
A Câmara Municipal de Alijó também contribui para este tipo de festas, através da gestão da actividade cinegética, que tem ganho cada vez mais adeptos. Prova disso é que cerca de 40 por cento dos monteiros presentes no último encontro desta época residem fora do concelho.