MONCORVO propõe rede museal

PUB.

Ter, 31/01/2006 - 15:41


A museologia foi o tema da palestra que teve lugar, no passado sábado, no Museu do Ferro e da Região de Moncorvo.

Organizado pelo presidente da direcção do Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo, Nelson Rebanda, o colóquio pretendeu expor as propostas em torno da abertura de novas valências ou pólos museológicos no concelho de Torre de Moncorvo.
Um dos oradores foi Armando da Silva, docente na Universidade do Porto, para quem os museus “já não concentram a sua atenção no edifício, mas no território envolvente”.
Na óptica de Nelson Rebanda, um museu visa “preservar, identificar e mostrar resíduos que nos contam histórias de vida, uma vez que nos recordam existências passadas”.
O objectivo do projecto apresentado passa por criar uma rede que inclua diversos locais de interesse, arqueológicos e históricos da região. Deste modo, os visitantes poderiam conhecer um número mais alargado de achados locais.
O programa museológico do Museu do Ferro e da Região de Moncorvo seria reconvertido em Projecto MM (Museu Moncorvo) e, dentro dessa rede museal local, seriam integrados núcleos museológicos, arqueológicos, em articulação com as redes museológicas regionais e com os parques naturais transmontanos. Daqui resultaria a criação de percursos locais, como a Ecopista, a rota dos moinhos de rodízio e das minas abandonadas.