class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163564 node-type-noticia">

            

MOIMENTA prepara Feira Franca

Seg, 10/04/2006 - 23:56


Gastronomia, passeios turísticos, folclore e chega de touros são algumas das atracções da Feira Franca da Moimenta, que se realiza nos próximos dias 29 e 30 de Abril naquela aldeia do concelho de Vinhais.

O certame volta a ter dois dias e as actividades abrem no sábado, com uma tradicional arruada de gaiteiros, associada ao arranque da exposição de máquinas agrícolas, de artesanato e de produtos da terra.
Segue-se o concurso de cães de raça Podengo, organizado pelo Clube Português de Canicultura (CPC), presença já habitual na Moimenta.
Durante a tarde do primeiro dia do certame, destaque para os passeios turísticos em volta da igreja matriz, moinhos de água e calçada, que darão a conhecer aos visitantes os motivos de interesse da freguesia. Depois é a vez dos burros de Raça Asinina de Miranda serem motivo de exposição e meio de transporte na organização de outros passeios.
E, porque a fome já deve apertar, às 18 horas arranca o encontro gastronómico nas tasquinhas da feira, onde não faltará o fumeiro regional, a vitela assada e o polvo à moda galega, não estivéssemos numa aldeia raiana.

Festival de folclore

No domingo, os gaiteiros voltam a abrir as festividades, com nova ronda pela exposição de máquinas agrícolas, artesanato e produtos da terra.
Ao início da manhã arranca mais um concurso de Cão de Gado Transmontano, igualmente organizado pelo CPC, ao passo que a raça de Bovinos Mirandesa também dá início ao seu concurso. Recorde-se que foram alguns dos concursos realizados no decorrer da Feira Franca que levaram a raça de Cão de Gado Transmontana a ser reconhecida oficialmente.
Pouco depois, tem início um passeio BTT que tem merecido destaque na imprensa da especialidade e arrastado dezenas de amantes das duas rodas a terras de Vinhais. Trata-se do passeio “Rota do Contrabando Ibérico” que deverá contar com a participação de “betetistas” de diversos pontos do País.
Pela Rota do Contrabando também se faz o passeio pedestre que antecede mais um encontro gastronómico nas tasquinhas e a entrega de prémios do concurso de Bovinos de Raça Mirandesa.
À tarde tem lugar um festival de folclore, mais passeios de burro e a tradicional chega de touros de raça mirandesa, que já é um ex-libris da Feira Franca.
Uma nova ronda pelas tasquinhas dá corpo a mais um encontro gsatronómico, que encerra o certame.