MOGADOURO recupera convento

PUB.

Qua, 02/11/2005 - 14:44


O Convento de São Francisco e os edifícios dos Paços do Concelho de Mogadouro vão sofrer obras de requalificação ao nível do exterior.

A intervenção vai abranger todos os alçados do edifício e o telhado, já que é notória a infiltração água e humidade na igreja do Convento, onde estão guardadas valiosas peças de arte sacra e pinturas religiosas.
O sistema de escoamento de águas pluviais será igualmente alterado, já que as infiltrações começam a ser preocupantes.
As melhorias incidem, também, na caixilharia das grandes janelas, porta de madeira do edifício, bem como, no gradeamento metálico existente.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Morais Machado, as obras de restauro do edifício “têm carácter de urgência principalmente ao nível da cobertura e pintura das paredes exterior”. Além da necessidade de efectuar estas obras, “é preciso alindar a zona envolvente ao edifício, dada a sua localização privilegiada”, defende o edil.
A obra encontra-se em fase de adjudicação e representa um investimento que ronda os 100 mil euros.
De acordo com estudos efectuados pelo historiador António Rodrigues Mourinho, o Convento de São Francisco foi fundando em 1618 e seria, provavelmente, por esta data que começaram as obras de construção do actual edifício.
“A ter em conta a data gravada na cartela que se encontra sob o nicho da fachada da igreja, a construção do edifício deve ter terminado no ano de 1689, mas há elementos documentais que provam que a igreja estaria pronta ou, pelo menos, capaz de servir o culto vinte anos antes”, explica o historiador.
No ano de 1885, o edifício foi consumido por um catastrófico incêndio e os prejuízos foram incalculáveis, pois perderam-se milhares de documentos valiosos.