Ter, 28/03/2006 - 14:42
Algumas destas localidades foram intervencionadas no âmbito do programa de financiamento AGRIS – Plano de Intervenção do Sabor, para atrair o investimento de privados ao nível das habitações.
No âmbito deste projecto, a aldeia de Salgueiro já foi alvo de requalificações ao nível das ruas e do património religioso e histórico, o que já motivou investimentos de alguns particulares nalgumas casas tradicionais que começavam a dar sinais de ruir.
Recorde-se que a autarquia de Mogadouro apresentou, em 2002, uma candidatura denominada “Percursos das Aldeias Abandonadas” ao programa Leader+, do qual resultou a colocação de placas com aquela designação a indicar o percurso.
No entanto, a indicação “Aldeias Abandonadas” não agradou a alguns populares que ainda residem naquelas localidades junto ao Sabor, o que levou a autarquia a substituir a sinalização e a alterar o nome do percurso.
Localidades desabitadas
Deste roteiro fazem parte as aldeias de Santo André, Souto e Roca (pertencentes à freguesia de Valverde), S. Pedro (freguesia de Meirinhos) e Salgueiro (freguesia de Paradela). No entanto, até ao momento, só a aldeia de Salgueiro foi alvo de requalificação, visto que nas restantes localidades é preciso incentivar particulares a investirem nas habitações tipicamente transmontanas.
Segundo o vereador da CMM, Dário Mendes, esta iniciativa tem como principal objectivo mostrar às pessoas as aldeias características do concelho e, ao mesmo tempo, a beleza das paisagens junto ao rio Sabor.
Além disso, a autarquia também procura sensibilizar as pessoas para investirem naqueles locais, com vista a combater a desertificação, visto que nalgumas daquelas aldeias já não mora ninguém, pelo menos diariamente.
Dado o elevado potencial turístico da zona, situadas numa encosta do Sabor, o município criou este projecto para tentar quebrar o abandono que ameaça, dia após dia, aquelas localidades do Planalto.
Por isso, a par do reforço da sinalização e da recuperação de património, também foram elaborados folhetos com percursos pedestres que podem ser efectuados à volta das chamadas aldeias típicas.