MOGADOURO quer ponte internacional

PUB.

Ter, 18/10/2005 - 15:01


A construção de uma ponte internacional, que ligue o concelho de Mogadouro à região ribeirinha da província de Salamanca (Espanha), volta a estar na ordem do dia.

Para que este empreendimento possa ser realidade é preciso que os governos dos dois países unam esforços, nomeadamente os representes do poder local das regiões de Trás-os-Montes e Salamanca.
De acordo com o governador civil de Bragança, Jorge Gomes, esta vontade tem vindo a ser demonstrada pelo presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, mas esta pretensão ainda não faz parte de qualquer Plano Rodoviário Nacional. Caso este projecto tenha pernas para andar “pode ser encaminhado para o poder central”, mas, para já, “o importante é começar as conversações nesta matéria”, acrescentou o governador civil de Bragança.

Autarca acredita no projecto

Entretanto, Jorge Gomes salientou que “na primeira oportunidade, vai levar a proposta deste empreendimento ao Governo”.
O autarca de Mogadouro, Morais Machado, garante que “muito se tem falado acerca da construção de uma ponte internacional na região de Ventuzelo e Masueco (Espanha)”, mas nunca houve negociações sérias em torno deste assunto.
Agora, “com interesse demonstrado pelo governador civil a ponte internacional pode vir a fazer parte do futuro plano rodoviário”, acrescentou o autarca.
Do lado espanhol também já há um entusiasmo maior em torno desta questão. “É necessário haver uma cumplicidade entre os dois governos, para a construção de uma infra-estrutura necessária para o desenvolvimento das duas regiões”, afirmou o alcaide de Vitigudino (Espanha), Turibio Plaza.
Importa salientar, ainda, que a construção da ponte internacional Ventuzelo/Masueco fez parte das promessas eleitorais das três forças políticas concorrentes à Câmara Municipal de Mogadouro, nas eleições do passado dia 9.