MOGADOURO implementa Roteiro Mariano

PUB.

Ter, 29/08/2006 - 15:04


O concelho de Mogadouro implementou o Roteiro Mariano, que, ao longo dos cerca de 110 quilómetros de extensão, integra dez igrejas e capelas onde a Virgem Maria é venerada.

O circuito está publicado num desdobrável da responsabilidade da Câmara Municipal de Mogadouro (CMM), onde o visitante pode descobrir cada um dos templos a visitar.
Além da componente turística deste roteiro, outro dos objectivos é o de “preservar heranças de séculos”. Muitas vezes, a igreja constitui o único ou mais importante monumento da aldeia.
A implementação, no concelho, de um percurso ligado ao culto Mariano deve-se à necessidade de fomentar as visitas guiadas aos locais de peregrinação e, assim, “promover as visitas turísticas à região”, referiu o presidente da CMM, Morais Machado.
Um levantamento histórico efectuado pelo director do Museu Terras de Miranda, António Rodrigues Mourinho, menciona que, “ todos os povos do Nordeste Trasmontano serão sempre testemunhos do culto à Virgem Maria, na prática devota e dedicada que vem da pré – nacionalidade.”
“No concelho de Mogadouro, os cristãos ergueram templos que falam da Virgem Maria, desde o fundo dos vales, como é caso da Igreja de Santa Maria do Azinhoso até á capela Senhora da Ascensão construída no ponto mais lato do concelho, a serra da Castanheira”, salientou o investigador.
Todos estes locais convidam ao repouso, realização de romarias e contemplação da natureza proporcionado momentos únicos de introspecção.
O ponto alto do culto Mariano, no concelho de Mogadouro, é tradicional festa de Nossa Senhora do Caminho, que tem lugar no último domingo de Agosto, com a participação de milhares de devotos vindos um pouco de todo o lado para venerar a Virgem.