MOGADOURO capital do cogumelo

PUB.

Ter, 05/04/2005 - 17:57


A vila de Mogadouro é a primeira do País a ter um monumento alusivo à cultura do cogumelo.

O conjunto escultórico, elaborado em granito da região, é da autoria de Manuel Barroco e foi colocado na chamada rotunda do Cruzamento, uma das portas de entrada da localidade.
Segundo o presidente da associação micológica “A Pantorra”, Francisco Xavier Martins, esta é a primeira vez que a micologia é reconhecida politicamente por um organismo público, em Portugal.
“O acto da inauguração do monumento é, ao mesmo tempo, uma gesto que faz o reconhecimento da importância que a micologia pode ter no desenvolvimento económico da região”, realçou o responsável.
O concelho de Mogadouro é produtor de cogumelos silvestres que já são exportados para vários pontos da Europa.

Transformar cogumelos
para gerar riqueza

Entretanto, e dada a importância dos cogumelos na região, é importante que surja uma forma de os embalar e exportar ficando assim as mais valias no concelho.
O monumento serve também para que as pessoas reconheçam a importância dos cogumelos em termos de desenvolvimento rural sustentado, visto que este recurso se for bem aproveitado é inesgotável.
“A florestação que aconteceu em algumas zonas do planalto mirandês pode ter um forte contributo para a preservação da cultura dos fungos”, defende Xavier Martins.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Morais Machado, com as potencialidades micológicas e com a constituição da associação “A Pantorra” “o município resolveu levar a vila a capital micológica da região, já que esta cultura ajuda a projectar Mogadouro ao nível nacional e internacional”.
Por isso, a autarquia considerou importante elevar um marco evocativo que assinalasse a importância deste produto natural e selvagem, como potencialidade económica e geradora de emprego, bem como valorização cultural e científica.
Actualmente, os restaurantes existentes na vila começam já a aperceber-se da importância que os cogumelos têm na valorização dos pratos tradicionais, tornando-se assim numa iguaria bastante apetecida.