MOGADOURO apresenta Carta Educativa

PUB.

Qua, 26/04/2006 - 10:36


A Carta Educativa do Concelho de Mogadouro já foi revista e aprovada com 97 por cento dos votos da Assembleia Municipal, tendo sido aceite por unanimidade no Conselho Municipal de Educação e pelo executivo camarário.

Com esta decisão, o concelho de Mogadouro foi o primeiro do distrito de Bragança a entregar a Carta Educativa na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), ocupando a sexta posição no contexto da zona Norte.
Aguarda-se, agora, a sua homologação por parte da DREN. Segundo o vice-presidente do da Câmara Municipal de Mogadouro, João Henriques, para as cartas educativas serem aprovadas pela tutela, há que fazer uma revisão ao documento inicial e enquadrar os pólos e escolas de acolhimento. “Esta revisão teve como principal medida acautelar a construção de um centro escolar de raiz na sede de concelho, o qual terá de ter jardim-de-infância, 1º e 2º ciclos, pois na nova filosofia do Ministério da Educação este tipo de edifício só pode acolher o jardim de infância e o 1º Ciclo,”, assegura o autarca.
A nova Carta Educativa foi pensada para orientar os destinos da Educação no concelho de Mogadouro até 2011, já que o período de vigência não pode ser inferior a cinco anos.
Outras das situações impostas pela DREN é a numeração e validação dos documentos por ordem de entrada, situação que vai de encontro às preocupações dos responsáveis pela área da Educação na autarquia de Mogadouro.
Para João Henriques, importa agora que a DREN aprove a Carta Educativa do concelho, pois estará a dar luz verde ao ante-projecto de construção de um centro educativo de base.
Para já, o município de Mogadouro continua a não abrir deste equipamento, que considera fundamental para satisfazer as necessidades do concelho.