Ter, 29/05/2007 - 09:56
A iniciativa é da Câmara Municipal de Mogadouro (CMM), a primeira do País a apostar nestas novas ferramentas de ensino em todo o parque escolar. Recorde-se que, em Portugal há quatro municípios que já adquiriram quadros multimédia, mas não para a totalidade das salas de aula.
No município mogadourense, a cobertura será total, com vista a beneficiar 400 alunos, distribuídos por 17 estabelecimentos.
Esta nova metodologia, denominada de Escola Virtual, baseia-se na descoberta de conteúdos educacionais interactivos a partir de um simples toque.
Na opinião de Maria Helena Grave, do Conselho Executivo Agrupamento de Escolas de Mogadouro, a nova forma de ensino está a criar entusiasmo no seio dos professores. “É necessário haver, em primeiro lugar, motivação por parte do corpo docente, no sentido de adquirirem conhecimentos para os transmitir aos alunos”, sublinha a responsável.
Em termos de funcionamento, as imagens do computador são projectadas para o quadro através de um projector digital, onde podem ser vistas e manipuladas, seja no próprio quadro ou no computador. Além disso, os utilizadores podem escrever no quadro ou utilizar a caneta, adicionar notas sobre a imagem, utilizar a caneta como rato e controlar aplicações directamente no painel. Toda a informação pode ser guardada ou impressa.
De acordo com o vice – presidente da CMM, João Henriques, a aquisição destes equipamentos “visa a melhoria do ensino, captando maior interesse dos alunos para os estudos”.



