class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163136 node-type-noticia">

            

MOGADOURO amplia Zona Industrial

Qua, 08/02/2006 - 09:59


A Câmara Municipal de Mogadouro (CMM) vai arrancar com a segunda fase da Zona Industrial da vila, uma infra-estrutura inaugurada há cinco anos.

A empreitada vai custar cerca de 450 mil euros, 275 dos quais financiados pelo programa INTERREG III.
O investimento vai criar as condições necessárias para infra-estruturar doze lotes de terreno, alguns dos quais com empresas em laboração.
Recorde-se que estas parcelas não dispõem de arruamentos asfaltados, rede de águas, saneamento e comunicações, entre outras infra-estruturas, situação que não agrada aos empresários ali instalados.
Para ocupar a Zona Industrial de Mogadouro 55 empresas já efectuaram os respectivos pedidos de licenciamento, sendo que 70 por cento já se encontra em laboração.
A médio prazo, a CMM pensa numa terceira fase de ampliação do perímetro industrial, que será composto por lotes de terrenos de maiores dimensões, com vista a cativar investimento de empresários de outras zonas do distrito e do País.
A desmatação da área destinada às empresas vai começar a curto prazo, estando previsto um investimento de cerca de um milhão de euros, o qual ainda vai ser submetido à aprovação do IV Quadro Comunitário de Apoio.
Segundo o vereador da CMM, António Pimentel, “o esforço financeiro será significativo, mas a autarquia está confiante que todo investimento venha a gerar postos de trabalho”. Apesar do fenómeno do desemprego não assumir proporções graves no concelho, a desertificação é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento económico do município. “Não temos garantias de instalação de empresas de grande dimensão, mas com pequenas e médias indústrias também se pode incentivar a fixação de pessoas no concelho, sendo este um dos principais objectivos dos investimentos na Zona Industrial”, justifica o autarca.