Ter, 07/03/2006 - 17:52
Esta prova realizou-se em Mogadouro, na passada terça feira de Carnaval, altura em que Paulo Gonçalves conseguiu o tempo de 0 h .54 m.30s.
Em seniores femininos, a vencedora foi Rosa Madureira do clube de Castelo de Paiva, com o tempo de 1h .13.m .11s., seguida pela bragançana Lucinda Moreiras.
Esta competição juntou cerca de 100 atletas de vários clubes, oriundos de norte a sul do País, nos quais figuram os melhores corredores nacionais, nas categorias masculinos e femininos.
A prova, com 14 quilómetros, começou na freguesia de Valverde, onde os atletas iniciaram a corrida, por caminhos rurais, entre aquela povoação e a vila de Mogadouro, com passagem pela serra de Figueira, o que veio a acrescentar alguma dureza ao percurso, já que naquela zona havia bastante neve e gelo.
Trilhos de montanha
Este é o trajecto inaugural do Campeonato de Montanha da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), designado por Trilhos de Mogadouro. A corrida estava incluída nas festividades anuais da Amendoeira em Flor, contado com a organização da autarquia local, a Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Valverde, com o apoio da FPA, entre outras entidades patrocinadoras.
A anteceder a prova rainha, realizou-se uma marcha pedestre, não competitiva, de 11 quilómetros e uma prova para os mais novos.
A FPA tem, ainda, agendada uma série de provas desta modalidade para as localidades de Freixo de Espada á Cinta, Penhas Douradas, Vidigueira, Sever do Vouga, Lisboa e Sintra.
O Campeonato Nacional de Atletismo em Montanha vai disputar-se a 28 de Maio, em Arouca, servindo de prova de apuramento, tal como as competições do Circuito Nacional de Montanha, para a selecção Nacional representar o País no Campeonato da Europa de Montanha, a disputar a 9 de Julho, na República Checa.
De acordo com António Matias, membro da organização, esta prova é, igualmente, uma boa forma de promoção turística das regiões onde as mesmas são disputadas.
Entretanto, o responsável garante que é preciso repensar o futuro da prova, dadas as condições climatéricas adversas que se fazem sentir nesta altura do ano. A data da corrida foi mesmo mudada, o que fez com que o número de participantes fosse reduzido para metade daquele que, inicialmente, estava previsto.