Mogadouro acolhe hemodiálise

PUB.

Ter, 04/04/2006 - 14:44


A vila de Mogadouro vai dispor de um Centro de Hemodiálise Renal e de um Laboratório de Análises Clínicas, um investimento de capitais privados que ronda os 375 mil euros.

A unidade ficará situada na confluência da avenida do Sabor com a Recta de Vale da Madre, num terreno cedido pela autarquia local por um período de 50 anos, estando o lançamento da primeira pedra agendado para o próximo dia 19.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Morais Machado, a criação deste centro vai facilitar a vida aos utentes. “Esta unidade é fundamental para os cerca de 50 doentes hemodialisados de Mogadouro e concelhos limítrofes, que diariamente se deslocam para Mirandela ou Bragança e perdem horas e horas em viagens”, recorda o edil.
Por outro lado, o investimento vai gerar postos de trabalho, até porque o Centro de Hemodiálise pode vir a transformar-se numa das principais entidades empregadoras no concelho.
O empreendimento está a cargo da Tecsam - Tecnologia e Serviços Médicos, Lda., uma empresa sedeada em Mirandela desde 1995. Os responsáveis pelo novo serviço de diálise garantem que a unidade “vai traduzir-se em poupança para os cofres do Estado, na medida em que os doentes passam a fazer menos deslocações entre o local de residência e os hospitais distritais”.