MOGADOURO abandona Águas

PUB.

Ter, 04/07/2006 - 15:26


A Assembleia Municipal de Mogadouro aprovou, por maioria, a saída do município da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD).

Esta tomada de posição resulta de um processo iniciado em 2002, após a Câmara Municipal ter concluído que as condições oferecidas pela empresa não eram vantajosas para o município.
De acordo com o autarca local, Morais Machado, a adesão de Mogadouro seria ruinosa para município, já que as várias reuniões com as ATMAD nunca resultaram em acordo.
Recorde-se que em toda a zona poente do concelho de Mogadouro o abastecimento de água está garantido. Já na zona nascente falta a construir cerca de 80 quilómetros de tubagem para abastecer toda a área, situação que não ficaria resolvida com a adesão ao sistema multimunicipal. “A empresa apenas se responsabilizava por seis por cento da adução e, entretanto, chegou-se à conclusão que havia 66 por cento de perdas de água na rede em baixa, que também não seriam da responsabilidade das Águas de Trás-os-Montes”, explica o edil.
Para resolver a situação, “a Câmara tinha de pagar a água à saída da barragem, o que significava ter de subir ao preço três ou quatro vezes, de forma a satisfazer as necessidades da população, só que não há interesse em fazer subir o preço da água ” assegura Morais Machado.

Evitar subida da água

Os sectores mais penalizados seriam os da agricultura e das pequenas indústrias, já que no concelho há um número significativo de animais de produção leiteira que consomem muitos milhares de litros de água diariamente.
A título de exemplo, basta lembrar que há produtores leiteiros a pagar cerca de 125 euros de água/mês, de modo que qualquer subida poderia penalizar este sector, que é um dos principais factores de riqueza do município.
“Mogadouro é um dos concelhos do país onde o preço da água é mais baixo, situação que torna incomportável a proposta da empresa Águas de Trás-os-Montes, que se devia responsabilizar pelo abastecimento de água em alta e em baixa, criando infra-estruturas para evitar perdas”, defende Moraes Machado.
Em alternativa, a Câmara de Mogadouro pretende aproveitar o novo Quadro de Referência de Estratégia Nacional para elaborar um projecto de abastecimento de água à zona nascente do concelho, em parceria com os municípios vizinhos de Vimioso e Miranda do Douro e com o envolvimento de uma outra empresa do ramo.