Qua, 31/05/2006 - 14:16
Ou são os passeios que não têm a altura ou rebaixamento necessários, ou é o contentor e o poste que lhe barram o caminho quando se desloca para a escola Artur Mirandela, em Bragança.
Este aluno de 12 anos, que frequenta o 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, decidiu fazer dos obstáculos o tema do trabalho que acaba de vencer a fase distrital do concurso “Escola Alerta”.
Com a ajuda de Celmira Macedo, docente de apoio educativo naquela escola, Duarte deu conta das dificuldades e imaginou os locais que gostaria de visitar se as barreiras caíssem. É o caso do Castelo de Bragança e respectivo largo, onde o areão deveria dar lugar ao alcatrão, tal como defende o trabalho do aluno premiado.
“Com a ajuda de desenhos feitos por ele e de fotografias, o Duarte dá conta dos sítios onde não pode ir, mas onde gostaria de ir”, explicou Celmira Macedo.
Com esta espécie de guia do trajecto casa-escola, o jovem pretende alertar a comunidade para a necessidade de melhorar as acessibilidades das pessoas com deficiência. “Há sítios onde nem sequer há passeios”, salienta a docente.
Barreiras psicológicas
A cerimónia de entrega do prémio distrital decorreu na passada terça-feira, na escola Artur Mirandela, pela mão do governador civil de Bragança, Jorge Gomes.
Segundo o responsável, uma das vertentes mais importantes do concurso “Escola Alerta” é o destino que será dado ao trabalho do Duarte. “O importante é o reflexo deste trabalho, que vai ser enviado a quem de direito, no sentido de serem eliminadas as barreiras encontradas”, sublinhou Jorge Gomes.
Para o governador civil, além das barreiras físicas, também existem barreiras psicológicas que se traduzem na rejeição dos cidadãos com deficiência. “Os preconceitos são barreiras ainda mais difíceis de eliminar”, salienta o responsável.
Para solucionar este problema, Celmira Macedo defende que “é preciso cultivar o respeito pelos outros desde cedo, no sentido de dar as mesmas oportunidades às pessoas com deficiência”.
O concurso “Escola Alerta” é promovido pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social e termina na próxima quinta-feira, altura em que será conhecido o vencedor da fase nacional.