“A mitologia dos Mouros”

PUB.

Ter, 31/10/2006 - 16:01


Foi apresentada, no auditório do Pavilhão Multiusos de Valpaços, a obra “A Mitologia dos Mouros”, de Alexandre Parafita, recentemente lançada pela Editora Gailivro.

Neste volume, o autor apresenta 263 lendas de mouros e mouras, provenientes da voz do povo rural, do povo antigo, muitas delas do concelho de Valpaços e de todo Alto Tâmega.
A revelação do livro “A Mitologia dos Mouros” contou com a presença do governador civil de Vila Real, António Martinho, bem como do presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares, entre outras individualidades.
O médico e historiador Júlio Montalvão Machado encarregou-se de apresentar a obra, enaltecendo o percurso e a obra do homenageado quer no jornalismo, quer na literatura infantil ou na literatura oral tradicional. Montalvão Machado realçou, ainda, o enorme valor científico e a qualidade da interpretação das 263 lendas apresentadas. No livro trata-se de “um terreno vasto que o autor, experimentado e culto na matéria, explora sabiamente e desenvolve com o brilho que lhe conhecemos”, sublinhou.
O governador civil de Vila Real salientou a actualidade da temática versada neste trabalho. “A Mitologia dos Mouros” é, frisou António Martinho, “uma obra que nos pode ajudar a perceber como nós hoje somos o resultado de um interessante intercâmbio de culturas, razão por que apenas temos motivos para dialogarmos em harmonia e não para nos digladiarmos”.
Como diria Pessoa, o mito é o nada que é tudo … / Este que aqui aportou, / Foi por não ser existindo. / Sem existir nos bastou. / Por não ter vindo foi vindo / E nos criou. || Assim a lenda se escorre / A entrar na realidade, / E a fecundá-la decorre. /Em baixo, a vida, metade / De nada, morre.
Alexandre Parafita é natural da vila de Sabrosa. Com um Doutoramento em Cultura Portuguesa, possui vasta experiência ligada à docência, à investigação, à literatura, ao jornalismo e ao ensaísmo. É autor de mais de 30 livros, a maioria dos quais no âmbito da literatura infanto-juvenil e dos estudos de literatura oral tradicional.