Mirandeses homenageados

PUB.

Ter, 03/01/2006 - 14:48


Prestar homenagem as gentes do campo da Terra de Miranda é o objectivo primordial duma escultura da autoria de António Nobre, que será colocado na praça D. João III, a sala de visitas da cidade de Miranda do Douro. O investimento ronda os 60 mil euros, sendo da responsabilidade da autarquia local.

O conjunto é composto por duas figuras em bronze que estarão em pose de diálogo. Uma das peças representa uma mulher tipicamente mirandesa do campo, vestindo a indumentária tradicional usada na região. O escultor, natural de Sendim, não poupou pormenores, como é caso do xaile ou o lenço atado na cabeça e o tradicional “mandil”, aos ombros. A figura mirandesa transporta, ainda, uns alforges, elemento típico de quem queria comprar ou vender nos mercados populares da cidade mirandesa.
A segunda figura representa o homem da cidade envolto na sua tradicional capa de honra.

Preservar vestuário

Segundo António Nobre, deste conjunto podem-se tirar várias interpretações de vários sectores da etnografia local, como é o caso da indumentária das personagens. Por outro lado, o homem mirandês era pastor, boieiro ou agricultor e, por este motivo, tinha necessidade de se deslocar às feiras para adquirir o que necessitava para o dia a dia.
Por outro lado, encontrava-se com os amigos (daí que as imagens estejam em pose de diálogo) ou fazia o pagamento de impostos na sede de concelho.
Além disso, pretende-se perpetuar uma tradição que vai desaparecendo, destacando o vestuário típico mirandês e outros elementos, como é o caso dos tradicionais bardeiros, vassouras feitas em milho muito utilizadas nas cozinhas da região.
As duas peças são três vezes maiores do que um cidadão normal e já foram fundidas em bronze, encontrando-se em fase de montagem.
As figuras vão passar cerca de duas semana à chuva para que a tonalidade do bronze fique o mais apurada possível, ao passo que a inauguração do conjunto está agendada para Fevereiro.