Ter, 08/08/2006 - 15:34
O título da obra é o “Fio e Novelo”, uma história escrita por Fracisco Niebro, pseudónimo especialista em língua mirandesa, Amadeu Ferreira. As ilustrações pertencem a Sara Cangueiro, aluna da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, que já conta no seu curriculum com uma série de obras viradas para as crianças.
Este trabalho foi lançado pela Chim Chim, uma nova editora que vai, exclusivamente, dedicar-se a livros na segunda língua oficial de Portugal.
A nova editora serve, igualmente, para homenagear todas as mães mirandesas, já que, antigamente, as mulheres mirandesas traziam os seus filhos presos com um xaile e assim podiam fazer os trabalhos em casa ou no campo. Este modo de transporte das crianças chamava-se “Chim Chim”.
Dicionário na Net
O livro fala de coisas essenciais para a formação das crianças, como as cores, grande e pequeno, alto e baixo, noções de grande relevo para a aprendizagem das crianças.
Segundo Amadeu Ferreira a história anda à volta de um novelo que procura a outra ponta do fio e, pelo caminho, faz uma volta imaginária pelo mundo, pelas estrelas, montanhas e vales, mas nunca consegue encontrar a outra ponta. Em alternativa, forma a teoria de que “o mundo não pode ser descoberto só com os olhos, sendo necessários outros sentidos”
Por outro lado, a obra poderá ser o pontapé de saída para a alfabetização em língua mirandesa, servindo de instrumento de apoio aos professores de língua mirandesa, que estão a dar aulas a crianças de tenra idade.
Ainda em matéria de aprendizagem da língua mirandesa, o dicionário da “lhéngua” já está disponível na letra M. O trabalho tem vindo a ser publicado na Internet, letra a letra, para chegar ao maior número de pessoas possível”.