class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163982 node-type-noticia">

            

Mirandela sopra 80 velas

Ter, 13/06/2006 - 16:36


O mais antigo clube da A. F. Bragança, mais antigo que a própria associação, festejou no, no passado sábado, oito décadas de mérito desportivo, enaltecendo o concelho de Mirandela através das suas cores.

A data mereceu um cartaz recheado de movimentação, mas os actuais dirigentes são os responsáveis pela recuperação dos pergaminhos do clube, credibilidade na praça e respeito dentro das quatro linhas, optando pela simplicidade, embora com o maior e melhor simbolismo que um clube pode ter.
Homenagear as suas glórias, associados, dirigentes e atletas foi a comemoração escolhida, que caiu bem no universo dos associados, principalmente o homenagear lendas como o guarda-redes Levandeira, o Trinco Macedo, o central Mário Esteves, o goleador Manuel Carvalho e o criativo Tobi.
Neste dia também foi homenageado o Arquitecto Albino Mendo, recentemente falecido, o grande responsável por gerações de bons jogadores com os seus torneios do “Campo da Areia” e a sua escola de natação, que ensinou a nadar todos os jovens do passado.
O tradicional hastear da bandeira abriu, às 9:00 horas, as comemorações, seguindo-se o cortejo de romagem da saudade ao cemitério, acompanhada pela colocação de flores nas campas de atletas, dirigentes e associados falecidos. A missa de sufrágio terminou as comemorações que antecederam o almoço convívio, onde, pelo meio, foram feitas as homenagens e os discursos da praxe.

Próxima época em preparação

A grande luta de Virgílio Gomes foi, finalmente, vencida com a tomada de posse da nova direcção no aniversário, que facilita a organização do clube em termos da próxima época. Virgílio sucede a si mesmo, embora tenha operado alguns ajustamentos no seu elenco, que se justifica com a saturação de alguns membros da direcção e o facto da fasquia estar muito alta e ser preciso gente com maior disponibilidade.
Ficou a certeza que as relações com a autarquia estão cada vez mais estreitas, tanto na forma competente como o clube é gerido, como na forma competitiva como enfrenta todas as provas e em todos os escalões, como salientou o edil José Silvano.
Ficou confirmada, pela boca dos atletas, que a equipa que proporcionou esta época fabulosa, transita a mais de 90% para o próximo ano. Para 2006/2007 a aposta é mesmo a subida, como nos confirmaram em entrevista, longa e exclusiva, Virgílio Gomes e Waldemar Vilaverde, que publicaremos no próximo número.
A finalizar, referir que o IND homenageou o trabalho do clube em prol da juventude e formação e o seu técnico da formação, António Rocha. O prémio e diplomas do clube foram recebidos pelo presidente Virgílio Gomes. O prémio do técnico será entregue ao homenageado em altura condigna, já que este se encontrava ausente com a selecção do Nordeste Trasmontano em competição.