class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167794 node-type-noticia">

            

Mirandela recebe Festival do Azeite

Ter, 15/01/2008 - 11:25


Até ao próximo dia 14 de Fevereiro, Mirandela acolhe o III Festival de Sabores do Azeite Novo, que conta com a participação de 27 unidades de restauração e de alojamento, que servirão menus e petiscos à base de azeite. Esta edição, que este ano integra um serviço de consultas grátis de nutrição e alimentação, integra-se no projecto Terra Olea e foi apresentada na passada sexta-feira, no Auditório Municipal de Mirandela.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Mirandela (CMM) e coordenador do projecto, António Branco, “nesta altura recebemos, em média, mais de 10 mil pessoas aos fins de semana e é importante que as pessoas que nos visitam tenham azeite de boa qualidade nas mesas e, ao mesmo tempo, tenham um menu de azeite na mesa”.
Segundo o autarca, o concelho já tem uma excelente gastronomia, sendo esta a altura certa para iniciativas associadas ao azeite. “Vamos ter um menu que vai valorizar o azeite e a gastronomia local”, frisou o responsável.

Iniciativa vai focar-se, também, na área da saúde, através de consultas gratuitas

Dando continuidade à tradição do “projecto Terra Olea”, que todos os anos apresenta uma inovação, este ano a novidade é “trabalhar mais na área da saúde, pelo que vamos virar-nos para a nutrição e oferecer consultas grátis para quem quiser ter uma linha mais adequada”, acrescentou António Branco.
A organização pretende, ainda, avançar com acções de sensibilização, pelo que “iremos às escolas divulgar a saúde, porque é muito importante ligar o azeite à saúde e à dieta mediterrânea”, sublinhou o autarca.
O evento vai contar, também, com seminários associados às qualidades dos azeites e verificar as diferenças entre um azeite DOP de Trás-os-Montes e um do Alentejo.
Foram, ainda, apresentados pacotes turísticos para fins-de-semana de qualidade, onde estão incluídas visitas a locais de produção e antigos e actuais lagares de azeite.
Os restaurantes aderentes aplaudem a iniciativa. “Estou confiante e tenho grandes expectativas neste projecto, porque conduz à qualidade dos produtos e da gastronomia”, defende Armando Ribeiro, proprietário do restaurante Adega
Manuel Gonçalves, chefe de cozinha do Flor de Sal, também não tem dúvidas. “Esta organização da Terra Olea está no caminho certo, a par da restauração, porque sem ela nós não conseguíamos divulgar os produtos de forma tão abrangente”