class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163464 node-type-noticia">

            

“Mirandela, qualidade superior”

Ter, 28/03/2006 - 14:36


A Câmara Municipal de Mirandela (CMM) decidiu apostar na comunicação da cidade e do concelho, como forma de dinamizar a economia regional.

Assim, foi lançada a marca “Mirandela, qualidade superior”, que pretende apoiar projectos com valor para a região, através da anexação de um grupo de características, como qualidade, inovação, design, que facilitem o posicionamento dos produtos e serviços no mercado nacional e internacional. Este impulso e apoio no aumento da produção e das transacções, qualitativa e quantitativamente, visa dinamizar e impulsionar a economia e produtividade do concelho.
“Adoptámos uma imagem que, aplicada aos bens regionais, vai engrandecer Mirandela”, referiu o presidente da CMM, José Silvano. Contudo, o objectivo principal, na óptica do edil é, “apoiar os criadores com produtos de qualidade superior, reconhecidos por todos, mas sem meios financeiros para criarem uma marca própria”. Agora, com a criação da nova imagem, os produtores podem adoptar a marca colectiva “Mirandela, qualidade superior”, com o apoio da autarquia.

Marca colectiva

A mesma ideia é defendida pelo presidente do Instituto do Vinho do Porto (IVP), Jorge Monteiro, um dos oradores. Segundo o responsável, a solução para os pequenos empresários passa pela adopção de uma marca colectiva. “Estamos a falar de produtos de nichos, altamente diferenciados, mas sem capacidade financeira disponível para investir numa marca para bens em pequena quantidade ou série”, adiantou o participante.
Para Jorge Monteiro, a vitalidade desta iniciativa reside na importância que a marca adquire junto dos consumidores. “É um instrumento que transmite garantias e segurança ao comprador”, avançou o orador. Logo, a brandname “Mirandela, qualidade superior”, vai ser associada ao valor e qualidade da região transmontana.

Gabinete de apoio aos empresários

Paralelamente à criação da marca “Mirandela, qualidade superior”, a autarquia vai, ainda, avançar com a criação de um gabinete, que terá como principal objectivo apoiar e disponibilizar assessoria a todos os empresários interessados em integrar a nova acção de promoção.
Para além do auxílio prestado aos produtores, a cargo do gabinete vai ficar, também, a avaliação das candidaturas dos produtores que, após serem dirigidas ao presidente da CMM, vão ser remetidas para este serviço.

Empresários aprovam a iniciativa

No lançamento da brandname, foram diversos os empresários que estiveram presentes e se mostraram satisfeitos com o novo projecto da autarquia. “Só temos a ganhar com esta iniciativa. Terá as suas dificuldades e riscos, mas eu estou disposto a arriscar e, julgo que, em conjunto com a câmara, podemos ultrapassá-los”, afirmou Carlos Meireles.
Para os presentes, a adopção do nome de Mirandela como marca é, em todos os aspectos, deveras vantajoso. “A denominação de Mirandela diz muito e pode levar-nos além fronteiras”, revelou Sónia Carvalho.
Já Mário Ribeiro, salientou que a aposta poderá ser ganha, caso os bens englobados na acção de comunicação se destaquem pela diferença. “Uma marca não define um produto, mas sim o contrário”, admitiu o empresário.