Mirandela e Macedo nas Vias Augustas II

PUB.

Ter, 08/08/2006 - 15:23


Após a conclusão, no final de 2005, do Vias Augustas I, o projecto encontra-se, agora, noutra fase.
A primeira etapa do programa previa o envolvimento de todos os municípios, portugueses e espanhóis, por onde a Via XVII passava. Já nesta fase, só se envolveram alguns concelhos e, apesar de terem sido impostas algumas directrizes, cada localidade tem maior liberdade para seguir com o Vias Augustas II.
O município de Mirandela antevê que, neste estádio, o processo passe pelo levantamento, inventariação e sinalização dos percursos. Assim, prevê-se que “Torre Dona Chama e São Pedro Velho sejam as localidades que maior impacto terão com o desenvolvimento desta fase do projecto”, adiantou o arqueólogo da Câmara Municipal de Mirandela, Isidro Gomes.
Já Macedo de Cavaleiros, outro dos municípios envolvidos no Vias Augustas II, pretende identificar os traçados possíveis, bem como de alguns elementos. “Queremos recuperar algumas peças, como os marcos miliários que foram levados por particulares”, informou o vereador da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Manuel Cardoso.
Esta fase do projecto integra, ainda, a sinalética dos traçados e a colocação de painéis informativos. Após a conclusão desta etapa, o responsável sublinha que é intenção da autarquia dinamizar os percursos. “Pretendemos promover as vias através de visitas de estudo de escolas”, sustentou Manuel Cardoso.