Mirandela destaca poesia

PUB.

Ter, 03/05/2005 - 18:01


Está a decorrer no Parque do Império, em Mirandela, a Feira do Livro da cidade, que este ano tem a particularidade de apresentar o último livro do vereador da Cultura, Henrique Pedro.

A expansão da feira obrigou à sua deslocalização para este espaço, que é a sala de visitas da cidade.
O Parque do Império tem um anfiteatro com palco ao ar livre e espaço suficiente para colocar as tendas.
Este ano, o certame é composto pela exposição de vários livros e pelo debate literário em tertúlias. Assim, o vasto programa cultural que é paralelo à feira, acaba por fazer deslocar ao evento um maior número de visitantes.
Para o vereador da Câmara de Mirandela, Henrique Pedro, a mudança do mercado Municipal para o Parque do Império “fez parte da necessidade natural de ampliar o espaço, visto que há uma duplicação de livros e um programa de animação cultural mais recheado, que obriga à existência de outros recursos”, justificou o autarca.
A velha tese que diz que em Portugal se lê pouco, é negada pela bibliotecária, Carla Cunha. “Ao contrário do que muita gente diz, acho que cada vez mais se lê mais, a qualidade do que se lê é que não sei se será a melhor. Temos dias que não há cadeiras nem mesas para abarcar tanta gente”, acrescenta a bibliotecária.
Na vasta produção literária que antecede este livro do vereador da cultura, encontram-se outros que demonstram o carácter artístico do autor que já escreveu em várias expressões literárias e sobre vários temas.
“As memórias dos tempos em que vivi na aldeia são motivações profundas e acabam por ser o mote para a minha poesia”, salienta Henrique Preto.