Mirandela aposta no mercado internacional

PUB.

Ter, 06/02/2007 - 11:29


A participação em “lobbies” internacionais de produtos certificados é a aposta da Câmara Municipal de Mirandela (CMM) para promover e comercializar, noutros países, o azeite com Denominação de Origem Protegida (DOP) produzido no concelho.

O coordenador do projecto Terra Olea, António Branco, realça que o azeite de Trás-os-Montes tem um nível de qualidade que lhe permite ser comercializado a um preço mais elevado do que aquele a que é vendido actualmente. Por isso, considera que a valorização deste produto depende da sua aceitação no mercado internacional.
“Temos DOPs regionais que são muito pouco reconhecidas internacionalmente. Por isso, temos que apostar na promoção da qualidade do nosso azeite noutros países”, acrescenta o responsável.
A promoção e valorização do azeite estiveram em destaque na passada sexta-feira, no encerramento do II Festival de Sabores do Azeite Novo, onde marcaram presença representantes de produtos de origem portuguesa, espanhola e italiana.
A abertura do festival também contou com um painel internacional de provadores, que tiveram oportunidade de apreciar e avaliar as qualidades do azeite novo produzido em todo o concelho.

Azeite de Trás-os-Montes procura entrar no mercado dominado pelo azeite Gallo

Apesar d a produção deste ano ser abundante, António Branco relembra que a economia local e, até, regional depende da quantidade de azeite produzido, dado que este produto é o motor do sector empresarial.
A importância da promoção do azeite de Trás-os-Montes é, igualmente, realçada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), Jorge Morais, para quem é preciso delinear estratégias para fazer este produto vingar no mercado.
“Neste momento estamos a dar a conhecer o azeite através de diversas acções. O nosso produto esteve, por exemplo, na Bolsa de Turismo de Lisboa, mas nota-se que não entra em todas as cadeias alimentares, porque o azeite Gallo é que lidera o mercado”, sublinhou o responsável.
A ACIM é parceira da CMM no projecto Terra Olea, responsabilizando-se pela promoção e valorização através da iniciativa “Rota do Azeite”, que está a ser desenvolvida em parceria com Espanha (Baena) e França (Nimes).
A próxima acção desenvolvida no âmbito deste projecto é o concurso Europeu de Azeites DOP, que irá decorrer no próximo mês, em Murça.