Mirandela adopta oliveiras

PUB.

Ter, 28/11/2006 - 11:54


Valorizar a tradição e a identidade cultural do concelho é o principal objectivo da campanha de adopção de oliveiras, lançada pela Câmara Municipal de Mirandela (CMM).

Esta iniciativa destina-se aos mirandelenses, que são convidados a adoptarem uma oliveira para plantarem no jardim, nas imediações da habitação ou, até, num vaso.
Quem não tiver condições para tratar a árvore em sua casa também pode escolher uma das oliveiras que já se encontram plantadas nos jardins da cidade e comprometer-se a tratar dela.
Para esta campanha foram disponibilizadas 500 árvores adultas, algumas delas centenárias, que serão distribuídas aos participantes na iniciativa, inserida no projecto Terra Olea.
Quem aderir ao apelo “Adopte uma Oliveira” responsabiliza-se pela protecção, tratamento e respeito da identidade das árvores.
Cada participante irá ter um certificado do compromisso de adopção da oliveira e tornar-se-á sócio do Clube Terra Olea.
Recorde-se que a CMM tem vindo a apostar na plantação de oliveiras nos espaços públicos da cidade. Tal como o Jornal NORDESTE já noticiou, ano após ano, a autarquia engarrafa cerca de mil litros de azeite, colhido nas 750 oliveiras que se encontram espalhadas pelas ruas, avenidas e jardins.