Mirandela acolhe Jet Ski

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 17:22


Os campeonatos Nacional e Europeu e a Taça do Mundo de Jet Ski vão ser disputados, em Mirandela, entre cerca de 300 pilotos “amantes” deste desporto náutico, oriundos de diferentes pontos do globo.

A apresentação das actividades, que compõem o calendário de provas que vão decorrer no final do mês de Julho, decorreu, na passada sexta-feira, em Mirandela.
A autarquia local e a Federação Portuguesa de Jet Ski (FPJS) deram a conhecer a dimensão e a importância deste campeonato transfronteiriço, para a promoção turística da região.
As três provas habituais vão manter-se e a FPJS já se disponibilizou para fazer um novo contrato, no próximo ano, tendo em vista a continuação destes eventos, apesar de ainda haver três anos de contrato, para que o Jet Ski seja realizado em Mirandela.
O presidente da FPJS, Francisco Pita, considera que a estratégia de divulgação que tem sido utilizada não é suficiente. Por isso, o responsável pretende dar maior divulgação a estes eventos que decorrem no rio Tua.
No âmbito da promoção do evento, o responsável põe a hipótese de alargar os convites a figuras emblemáticas do nosso País, como por exemplo o Presidente da Republica, o Primeiro-ministro, entre outras figuras públicas da vida nacional, para se deslocarem a Mirandela e assistirem às provas.

Evento precisa de
“maior divulgação”

Na óptica do presidente da FPJS, estes eventos têm sido de “consumo exclusivo” dos públicos de Mirandela e do Nordeste Trasmontano, uma tendência que deve ser contrariada tendo em conta a capacidade e a qualidade do evento.
Fernando Pita refere, ainda, que os presidentes de todas as autarquias da região deviam estar com Mirandela durante as competições deste mega evento.
“O Nordeste Transmontano ainda não deu a devida importância a este campeonato realizado no ‘jetskidodromo’, uma fonte natural da cidade de Mirandela”, salientou o responsável.
Neste capítulo, Fernando Pita diz mesmo que “o campeonato de Jet Sky está para o Nordeste Transmontano, tal como o Estádio Nacional do Jamor está para o País”.
Durante a apresentação foi também lançado um desafio a outras cidades da região, para estarem presentes no evento e oferecerem os seus produtos aos turistas que se deslocam a Mirandela, para assistirem às provas deste campeonato.
O presidente da Câmara Municipal de Mirandela, José Silvano, confessa que ouviu a opinião de muitos mirandelenses, que consideram este evento um factor importante para a promoção turística da cidade e para o desenvolvimento da região.
O Jet Ski 2005 vai contar com a presença de todos os países europeus, em que os novos países vão estar em competição. Equipas marroquinas, norte americanas, brasileiras, e japonesas vão estar presentes na cidade de Mirandela.
Pela primeira vez na história do Jet Ski a portuguesa Maria Inês Pereira, medalha de bronze em Múrcia e em prata na Áustria, vai tentar alcançar o ouro em Mirandela.