Miranda retirada definitivamente

PUB.

Qua, 23/08/2006 - 09:59


A albufeira de Miranda do Douro esteve interdita à prática balnear, entre 2001 e 2005, a fim de serem efectuados os programas de melhoramento da qualidade da água balnear. Contudo, no final de 2005, este espaço foi retirado, definitivamente, da lista oficial da União Europeia, uma vez que a Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD) construiu um cais de embarque naquela zona do rio.
“A zona balnear não tinha condições nenhumas e, além de ser perigosa, a água não era de boa qualidade”, salientou o presidente da CMMD, Manuel Rodrigo.
A albufeira tinha, nalgumas zonas, cerca de 90 metros de profundidade e o piso era bastante irregular, o que representava perigo para os banhistas. Para contornar esta situação, a autarquia optou por construir, em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza, um cais onde se podem praticar desportos náuticos. “Temos tido bastante procura, pelo que foi uma opção acertada”, sustenta o edil.
Actualmente, o executivo está a avançar com um projecto de requalificação no rio Fresno que irá resultar num espaço de lazer para os utilizadores, onde a prática balnear será, também, assegurada.