MIRANDA rejeita encerramento da UTAD

PUB.

Qua, 26/04/2006 - 10:35


Está a decorrer na Internet uma petição dirigida ao reitor da Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro (UTAD) contra o encerramento do pólo da UTAD instalado em Miranda do Douro.

O documento on-line já conta com mais de 450 assinaturas, sendo considerado um grito da sociedade civil em prol daquele estabelecimento de ensino superior.
A iniciativa partiu de Alberto Fernandes, um jovens mirandês que, desta forma, pretende alertar a comunidade para os riscos que corre o pólo a partir do próximo ano lectivo.
O estudante garante que não gostou de ouvir o reitor da UTAD, Mascarenhas Ferreira, ponderar o encerramento da extensão de Miranda do Douro, em detrimento de um reforço do pólo de Chaves.
“Os argumentos da Reitoria não me parecem muito válidos, pois em Chaves os cursos são de professores do 1º Ciclo e Educadores de Infância, enquanto em Miranda existem duas licenciaturas bem integradas na região,” explica Alberto Fernandes.

Assinaturas para o reitor

Foi com base nesta defesa que o jovem decidiu avançar com o blog em http://razpartagaitadura.blogspot.com, apelando a todos os mirandeses “para se unirem contra a intenções do Ministério do Ensino Superior em fechar o pólo da UTAD de Miranda Douro”.
A petição circula na rede há duas semanas, sendo objectivo chegar às mil assinaturas, que serão entregues na Reitoria da UTAD.
Por seu lado Jorge Pereira, representante da Associação de Estudantes do pólo mirandês da UTAD, diz que os estudantes vêem com bons olhos a iniciativa e que a população está a demonstra interesse pela manutenção do pólo. O responsável considera, no entanto, que “o número de assinaturas recolhidas até à data ainda fica aquém das expectativas”.
A par da petição on-line, a aluna Cláudia Santos pôs a circular um outro abaixo-assinado nas salas de aula. “A população de Miranda do Douro está do nosso lado e pretendemos encetar outras formas de luta, pois a saída do pólo da região trará consequências graves no quotidiano da cidade”, sustenta a estudante.
Na petição em papel, os alunos e cidadãos de Miranda do Douro querem chegar às duas mil assinaturas, que serão entregues a Mascarenhas Ferreira.