MIRANDA recebe centro terapêutico

PUB.

Ter, 11/10/2005 - 15:25


O II Encontro de Asinomeditação e Asinoterapia de Trás-os-Montes decorreu nos concelhos de Miranda do Douro e Vimioso.

Esta iniciativa, organizada pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), teve como principal objectivo formar técnicos para trabalharem com jovens que apresentem necessidades especiais.
Para além disso, estes técnicos também podem operar noutras áreas da educação, através da realização de sessões de asinoterapia ou asinomeditação, utilizando os burros como recurso terapêutico, para ajudar crianças que apresentem problemas cognitivos, físicos, emocionais ou sensoriais.
Segundo o secretário técnico da AEPGA, Miguel Nóvoa, vai ser criado em centro terapêutico na aldeia de Pena Branca, no concelho de Miranda do Douro, para receber os interessados por estas terapias efectuadas com animais. A organização de sessões regulares durante todo o ano é, igualmente, um dos pontos do programa deste novo espaço.

Burros são “amigos” das crianças

Este trabalho de investigação vai permitir ao técnicos, que trabalham com crianças, recolher uma série de informações e dados para aperfeiçoarem a temática.
“O burro sempre foi o parente pobre dos equídeos, mas é uma animal com características perfeitas para ser usado em terapias de ajuda, uma vez que é dócil e de fácil trato. Assim, as crianças ganham mais confiança com o animal” salientou Miguel Nóvoa.
A equipa responsável, em conjunto com os técnicos convidados, proporcionou aos participantes uma série de jogos e exercícios lúdicos pedagógicos, num contexto de aprendizagem permanentes.
A AEPGA possui, actualmente, parcerias activas com duas das instituições mais importantes da Europa, que trabalham na área da deficiencia mental utilizando os burros como recurso terapêutico. A associação inglesa The Bonkey Sanctuary e a Mediâne, em França, são pioneiras na utilização de terapias com a raça asinina.
Em alguns países europeus, a asinoterapia já é usada desde a década de 70 e tem demonstrado bastantes resultados práticos.
Neste II Encontro de Asinomeditação estiveram envolvidas crianças de Miranda do Douro, Vimioso, Almeida, Sabrosa e de Valladolid (Espanha).