class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164200 node-type-noticia">

            

MIRANDA prepara Famidouro

Ter, 01/08/2006 - 15:42


Miranda do Douro acolhe, entre 5 a 20 de Agosto, mais uma edição da Famidouro- Feira de Multiactividades e Artesanato de Miranda do Douro. O certame apresenta, este ano, algumas novidades, entre elas, a separação das duas feiras (artesanato e multi-actividades).

Esta medida resulta da falta de capacidade em albergar todos os expositores no mesmo espaço que aumentam anualmente.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Miranda do Douro (ACIMD), Artur Nunes, é visível a falta de espaço na Avenida Aranda do Douro, o local mais central da cidade. “Não se podem instalar mais pavilhões nessa área e como a procura foi maior, houve necessidade de se ajustar esta zona”, informou o responsável.
Contudo, Artur Nunes espera que esta situação se modifique já no próximo ano, uma vez que já foi celebrado um protocolo, entre a ACIMD e o município local, para cedência de um espaço para a construção de um pavilhão multiusos. “Actualmente, está a proceder-se ao concurso público com vista ao arranjo urbanismo do espaço exterior”, revelou o responsável.

Riqueza cultural

Recorde-se que o concelho de Miranda do Douro é rico em artesanato e nessa região são produzidas peças únicas a nível nacional, como as tradicionais capas de honra mirandesas, cutelarias, peças de vestuário em burel e pardo, objectos em madeira e instrumentos musicas como a gaita de foles, entre outros artefactos.
Também a gastronomia local, com a suculenta carne de animais de raças autóctones como é caso da famosa “Posta à Mirandesa” ou o cordeiro de raça Churra Galega Mirandesa, é conhecida um pouco por todo o País.
A organização espera a vinda de turistas espanhóis ao certame. De salientar que Miranda do Douro tem uma relação comercial com o país vizinho desde a abertura da fronteira, o que fez com que cidade aumentasse a sua vertente económica.
Também do ponto de vista cultural há muita animação para oferecer aos visitantes, como a tradicional dança dos paus, a música e os cantares tradicionais aliados à particularidade da língua mirandesa.
Em paralelo, decorrem as Festas da Cidade, uma parceria da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Miranda do Douro (ACIMD) e da comissão de festas da cidade, com a colaboração da autarquia local.
Já em relação ao cartaz de festas, o destaque vai para o espectáculo com os D’ZRT, demonstrações de Tuning e Freestyle e tourada à portuguesa com nomes sonantes do toureio nacional, entre outras variedades.