MIRANDA festeja 461 anos

PUB.

Ter, 11/07/2006 - 14:41


Miranda do Douro comemorou, anteontem, 461 anos de elevação à categoria de cidade. Decorria o ano de 1545, no reinado de El Rei D. João III, quando Miranda se tornou sede de diocese.

Para assinalar a data, a autarquia local promoveu uma série de iniciativas, onde a cultura mirandesa esteve em destaque na 20 ª edição do Festival da Canção, que, há oito anos, se realiza, apenas, em língua mirandesa.
Este ano, estiveram oito canções a concurso, saindo vencedor o tema “ La Rapazica”, interpretado por Filipe Teixeira, Vanessa Martins e Patrícia Teixeira.
Outro dos eventos que marcou as comemorações foi a actuação do primeiro grupo de pauliteiras de Miranda, uma iniciativa inédita, num ano pouco concorrido pelos grupos de pauliteiros da região, devido a algumas divergências internas.
Para além destes pontos marcantes, as danças mistas são já um hábito nas comemorações da Semana da Cultura Mirandesa, que, este ano, também contou com exposições e o lançamento de publicações e discos.

Loja de Produtos Regionais
inaugurada

No campo das inaugurações, o destaque vai para o Espaço Internet, um local onde as novas tecnologias estão ao dispor da comunidade. Este equipamento conta com o apoio do Ministério da Ciência e do Ensino Superior e da autarquia local.
Trata-se de um serviço público, gratuito, dotado de seis computadores multimédia. O novo espaço terá, ainda, um animador cultural em permanência, para prestar apoio aos utilizadores.
O Espaço Internet funcionará com Antena Europeia de Informação, disponível para todos os utilizadores. Durante o primeiro mês de abertura ao público, este equipamento já registou cerca de 1500 acessos à rede.
Outro dos espaços inaugurados foi a Loja de Produtos Regionais, instalada junto à antiga alfândega de Miranda do Douro, onde vão ser vendidos os produtos oriundos da Rota da Terra Fria, que engloba os concelhos de Vimioso Vinhais e Miranda do Douro.
Segundo, o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, a Semana da Cultura Mirandesa é um período em que o concelho respira cultura, já que os seus pontos fortes como a língua, a etnografia e gastronomia são dadas a conhecer, com maior intensidade, aos visitantes.