Miranda enaltece língua materna

PUB.

Qua, 01/03/2006 - 10:36


A leitura, as obras em mirandês e os ateliers de animação para crianças marcaram o Dia Internacional da Língua Materna, comemorado, na passada terça-feira, em Miranda do Douro.

Durante todo o dia foram realizadas diversas actividades, para promover e divulgar a língua mirandesa.
A parte da manhã foi dedicada aos mais novos, os alunos do pré-escolar do concelho de Miranda aprenderam e divertiram-se em diferentes ateliers, onde o mirandês foi a língua dominante.
Da parte da tarde foi apresentado o livro intitulado “Resumo da Sagrada Ressurreição de Nosso Senhor de Jesus Cristo”, de António Bártolo, uma obra inédita que faz parte do Teatro Popular Mirandês.
Esta é uma das primeiras obras, pertencente ao espólio do director do Museu das Terras de Miranda, António Mourinho, a ser editada com o objectivo de reintroduzir o Teatro Popular Mirandês nos costumes das terras mirandesas.
Já os alunos da Escola Secundária de Língua Mirandesa tiveram a oportunidade de assistir à apresentação do “Guia Infantil de ls Castros e Berrones”.
Posteriormente, foi a vez de uma maratona de leitura de textos em língua mirandesa. Durante quatro horas, várias pessoas da comunidade local participaram na “La boç de la Lengua: leituras em mirandês”.