class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165577 node-type-noticia">

            

Miranda dignifica praça-forte

Qua, 21/02/2007 - 10:21


A zona envolvente das muralhas do castelo de Miranda do Douro vai ser alvo de obras de reconversão urbanística, numa empreitada orçada em 150 mil euros.

A área a intervencionar estende-se desde a avenida Aranda del Duero até a zona do Postigo. Aquela área apresenta alguma degradação, pelo que os trabalhos vão incidir sobre o coberto do solo, pavimentação, iluminação, construção de passeios e organização do estacionamento de viaturas. A intervenção prevê, ainda, alterações no trânsito, que passará a circular, apenas, num sentido.
“Está é a primeira fase dos trabalhos, já que o objectivo é requalificar todo o perímetro de muralhas da antiga praça-forte da cidade,” avançou o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD), Manuel Rodrigo.
Ao que foi possível apurar, os comerciantes instalados no centro histórico da cidade temem que não sejam criados lugares de estacionamento suficientes. No entanto a autarquia já garantiu que a situação é diferente e a própria área envolvente vai beneficiar e ser dignificada.
“Na cidade há vários pontos para o estacionamento automóvel, mas as pessoas, muitas vezes, querem deixar os automóveis em cima dos locais de compras”, observou o edil.
Miranda do Douro é, em alguns meses do ano, visitada por um largo número de turistas e os lugares de estacionamento escasseiam, sendo necessário, por vezes, o recurso às autoridades para ordenar o trânsito.
Contudo, os responsáveis autárquicos garantem que há alternativas para estacionar. “Existe o parque junto à Estação de Tratamento de Águas, que, na maioria das vezes, está praticamente deserto ”, apontou o responsável.
Em parceria com o IPPAR, a edilidade pretende, a curto prazo, ordenar o estacionamento no largo envolvente à Sé Catedral. Assim, com a aprovação do Plano de Pormenor da cidade vão ser criados mais lugares de aparcamento num local próximo da área comercial de Miranda do Douro.