MIRANDA aposta na língua materna

PUB.

Ter, 26/09/2006 - 18:06


O centro histórico de Miranda do Douro foi dotado de novos painéis de informação urbana, que se revelam mais funcionais.

Estas placas foram colocadas junto aos principais monumentos históricos da cidade, como é o caso da Sé Catedral, do Castelo, do antigo Paço Episcopal, bem como outros imóveis de interesse público.
Os painéis contêm informações históricas em escrita bilingue, em que a língua mirandesa é o principal elemento, contribuindo para a divulgação da “Lhéngua”. Deste modo, os visitantes que passam, diariamente, pelo centro histórico de Miranda, podem conhecer um pouco mais da história de uma cidade que já soma 461 anos.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, a colocação das novas placas, além de contribuir para o melhor conhecimento da história da cidade, também vai proporcionar aos turistas um melhor conhecido da língua mirandesa, já que as pessoas, ao consultarem os painéis, são obrigadas a ler mirandês.
Os painéis informativos contêm um resumo histórico dos edifícios e uma representação gráfica dos monumentos e dos imóveis.
As ruas do antigo burgo quinhentista viram, igualmente, modificadas as placas toponímicas, que dão a conhecer um pouco da origem dos nomes das principais artérias do centro histórico.
O processo de sinalização foi coordenado por técnicos municipais do Gabinete Técnico Local, enquanto a tradução dos textos esteve a cargo de linguistas do Centro de Estudos António Maria Mourinho.
Este ano, o centro histórico de Miranda do Douro já foi alvo de uma intervenção ao nível das infra-estruturas, melhoramentos de fachadas e colocação de mobiliário urbano.