class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163935 node-type-noticia">

            

MIRANDA acolhe nacional

Ter, 06/06/2006 - 16:19


Miranda do Douro recebeu, no passado fim-de-semana, a fase final do nacional de Gira Volei que, pela primeira vez, se realizou no interior do País. A organização do evento esteve a cargo da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e contou com a colaboração da autarquia local.

Esta prova teve uma dimensão maior que a dos últimos anos, já que estiveram presentes cerca de 600 jovens oriundos dos mais variados locais de Portugal, alguns dos quais integram a Selecção Nacional de gira volei.
Os jogos disputaram-se durante a tarde de sábado e manhã de domingo, repartidos por mais de 30 campos instalados ao longo do centro histórico de Miranda do Douro, numa tentativa de bater o recorde da montagem de campos de gira volei.
De acordo com o técnico da FPV, Leonel Salgueiro, “esta foi uma das melhores competições nacionais da modalidade organizadas até ao momento”. Este desporto está inserido numa política de descentralização que visa levar o gira volei a todo o lado.

Adesão crescente

Actualmente, verifica-se uma crescente adesão dos municípios do interior a esta modalidade. Este desporto começou, em 1999, com poucos centros. Actualmente, esse número ultrapassa os mil e quinhentos, com cerca de 70 mil praticantes.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, “a iniciativa para realização desta fase final em Miranda do Douro partiu da FPV”.
O autarca aceitou prontamente a proposta, uma vez que “é um incentivo aos jovens de Miranda e concelhos vizinhos para a prática desportiva”, assegura o edil.
Este evento pode realizar-se, numa próxima edição, noutra localidade do distrito de Bragança, já que começam a nascer núcleos de gira volei um pouco por todo lado, o que demonstra a adesão crescente das camadas mais jovens à modalidade.