class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165845 node-type-noticia">

            

Ministra em Bragança

Ter, 27/03/2007 - 11:35


A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, defendeu, na passada quarta-feira, um movimento de concentração para que os recursos existentes sejam os melhores para os alunos, mas remeteu-se ao silêncio quando questionada sobre o possível encerramento de uma escola secundária na cidade de Bragança.

De visita à Escola Secundária Miguel Torga, a governante recusou-se a falar das mudanças que irão ocorrer na rede escolar do Nordeste Transmontano, adiantando, apenas, que o objectivo do Ministério da Educação (ME) é concentrar os alunos em escolas de média dimensão, que ofereçam aos alunos boas condições de socialização e acesso a bons recursos de aprendizagem.
“Escolas com três, 10 ou, até, 20 alunos não são escolas de futuro. Por isso, temos que arranjar as melhores soluções, nem que seja preciso as crianças percorrerem alguns quilómetros para terem uma escola melhor. Temos é que acabar com as escolas isoladas e sem condições”, acrescentou Maria de Lurdes Rodrigues.
Antes da chegada da ministra, a Plataforma Sindical dos Professores de Bragança afirmou que o ME se prepara para encerrar mais escolas do 1º Ciclo e, até, EB2,3 ou secundárias, sem estarem reunidas as condições necessárias para os alunos.
Os representantes dos professores denunciaram, ainda, o mau funcionamento das actividades extra-curriculares um pouco por todo o distrito. “Na teoria, estas actividades eram para ser desenvolvidas depois das aulas, mas o que acontece nalgumas escolas é que as crianças têm Inglês, Educação Física e Música à hora que calha, visto que as Câmaras contrataram poucos professores”, acrescentou Alice Suzano, dirigente do Sindicato dos Professores do Norte (SPN).
Nas comemorações do centenário de Miguel Torga, a ministra da Educação elogiou o trabalho desenvolvido pela escola, plantou uma oliveira e, até, deixou em aberto a possibilidade do escritor transmontano fazer parte dos programas escolares do ensino secundário.