Mestre Zagalo em Bragança

PUB.

Ter, 14/03/2006 - 15:55


Mestre do futebol, Mário Zagallo, visitou, na passada sexta-feira, a capital de distrito do Nordeste Transmontano. Apesar de não precisar de grandes apresentações, Zagallo é conhecido pela participação nos mundiais de futebol.

Depois de ter participado em nove mundiais daquela modalidade, dentro de três meses vai estar na Alemanha para marcar presença no décimo Campeonato do Mundo.
O jogador, de nacionalidade brasileira, afirma que gosta de Santo António, o seu protector preferido, e, ao mesmo tempo, elege o 13 ( a data da veneração do padroeiro) como número que lhe confere sorte.
Para além de Santo António, há outras razões que ligam o jogador a esse número mágico. Por exemplo a palavra solidariedade tem 13 letras. Nasceu em 1931, os últimos dois números lidos ao contrário dá 13, esteve num jogo importante (decisivo para o Brasil): Brasil – Croácia, composto por 13 letras.
Aos 74 anos de idade foi campeão do mundo como jogador, duas vezes aos 58 e aos 62 e três como treinador e pouco mais há para dizer desta “velha raposa” do futebol mundial.
Este Mestre do futebol jogou mais de uma dúzia de anos e nunca foi expulso. Contudo, passou para as gerações mais jovens o gosto pelo futebol. Dos seus quatro filhos, dois estão ligados à FIFA.

O homem do número 13

A sua passagem por Bragança deveu-se à boa vontade do Reitor da Universidade da Invicta, Jorge Bento, que é natural de Bragada, concelho de Bragança.
Do pouco tempo que passou em Bragança, Zagallo deixou transparecer humildade e simpatia, conseguindo cativar as pessoas.
Os participantes nas conversas com o jogador levantaram-se surpreendidos, mas com a possibilidade de um jogo entre o Brasil e Portugal na final do Mundial.
Entre os temas de conversa destacou-se a figura de Deco, um grande jogador que o Brasil deixou fugir para jogar por Portugal, uma afirmação sublinhada por Zagallo, visto que foi Portugal quem ganhou um grande jogador.
Também se falou do Mundial de 70, em que alcançou o primeiro titulo como treinador, e das figuras de Félix, Piazza, Clodoaldo, Everaldo, Pele, Carlos Alberto, Tostão, Jairzinho, Paulo César Caju, Rivelino, Rogério entre muitos outros jogadores que levaram a taça do Mundo para o Brasil.
Assim se passou quase uma hora de conversa sobre futebol no auditório do Conservatório de Música do Centro Cultural Municipal.
Zagallo, sujeito a uma intervenção cirúrgica com alguma gravidade, até brincou com a situação. “ Tenho que continuar por cá, é que fiquei no quarto 49 que somando dá 13”, acrescentou.
Na verdade, o Mestre do futebol é um homem de sorte, mas acaba por dizer que primeiro está a competência e só depois vem a tal sorte que afinal o protege.