class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163699 node-type-noticia">

            

PUB.

Medicina por computador

Ter, 09/05/2006 - 15:04


O Sistema de Apoio ao Médico (SAM) estará implementado em todos os Centros de Saúde do distrito de Bragança até meados do mês de Junho.

A garantia foi deixada pela directora da Sub-Região de Saúde de Bragança (SRSB), Berta Nunes, que adiantou, ainda que, “este equipamento trará vantagens para os médicos, os utentes e os administrativos”.
O SAM, que representa um investimento de 700 mil euros, já se encontra a funcionar em cerca de um terço dos Centros de Saúde do País, sendo que, a Administração Regional de Saúde do Norte foi pioneira neste projecto.
Este equipamento informático, segundo Berta Nunes, impede confusões ao nível das receitas, uma vez que, “o erro médico é evitado e os utentes saberão como tomar correctamente a medicação, através de um guia que lhes é fornecido.
Já para os médicos, o SAM facilita a prescrição de receituários. “Têm acesso ao histórico clínico dos utentes crónicos, evitando equívocos e trocas na medicação habitual”, asseverou a directora da SRSB.
O equipamento traduz-se, assim, numa redução do tempo dispendido pelos clínicos, utentes e administrativos e, na economia para os pacientes. “Ao passar uma receita, o médico terá uma lista completa dos medicamentos e dos seus preços. Deste modo, pode optar pelo produto mais barato para o utente”, informou Berta Nunes.