Massagem para bebés

PUB.

Qua, 23/08/2006 - 10:14


Há muitos anos que os adultos aproveitam os benefícios terapêuticos da massagem. Só nas últimas décadas é que se começou a pensar nesses benefícios no caso das crianças. Hoje em dia, a prática está a ganhar relevância no ocidente, sendo ate recomendada em clínicas e hospitais.

Estudos comprovaram as inúmeras contribuições que a massagem tem para o desenvolvimento da criança mesmo depois que ela deixe de recebê-la, ficando, como no caso da amamentação uma base sólida para o crescimento.
Pode parecer despropositado falar de situações de stress num bebe, mas elas existem e devemos promover o seu relaxamento, logo no momento do parto, em que o bebe se encontrava protegido e confortável no útero materno e chega a um local desconhecido, cheio de vozes, luzes e barulhos estranhos. Aliviar cólicas e outras dores, ajudar a digestão e conciliar o sono, são outras dos efeitos da interacção carinhosa que se estabelece na massagem, acompanhando o bebe nos primeiros anos de vida.
A comunicação que se estabelece entre o bebe e quem lhe faz a massagem é fundamental no processo. O toque é o primeiro sentido desenvolvido pelos recém-nascidos e uma das formas privilegiadas de estimular o desenvolvimento.
O formador ensina os movimentos, mas são os pais que sabem como aplica-los ao seu filho. O importante é perceber, pela reacção do bebe, o que eles gostam mais devendo expressar pelo tacto, o quanto ama a criança.

Raquel Calado
Dermoclinics