class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164190 node-type-noticia">

            

Mascarenhas Ferreira assume segundo mandato

Ter, 01/08/2006 - 14:56


O professor catedrático Mascarenhas Ferreira foi empossado, no passado dia 19, para o segundo mandato como reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Recorde-se que Mascarenhas Ferreira foi reeleito no passado dia 24 de Maio por esmagadora maioria da Assembleia da Universidade (95% dos votantes).
Reeleito sob o lema “Eficácia no presente, confiança no futuro”, o reitor da UTAD escolheu como grandes linhas estratégicas, para os próximos anos, a alteração estatutária, o reforço do sector de investigação e a reestruturação de cursos ao abrigo do processo de Bolonha.
Durante a cerimónia, que teve lugar na Aula Magna daquela Universidade, foram, igualmente, empossados os vice-reitores e pró-reitores.
Armando Mascarenhas Ferreira, natural de Cubal (Angola), é professor catedrático em Engenharia Zootécnica/Nutrição e Alimentação. Após ter terminado a licenciatura em Agronomia na Universidade de Luanda foi aí que iniciou a docência.
Em 1985 doutorou-se em Engenharia Zootécnica na UTAD e, em 1989, fez a agregação em Nutrição e Alimentação.

Cargos de relevo

Na UTAD, Mascarenhas Ferreira desempenhou sempre funções relevantes: foi vice-reitor, presidente do Conselho Científico, presidente do Conselho Pedagógico, coordenador dos departamentos de Zootecnia, de Desporto e de Letras, presidente da Área Científica de Ciências Humanas e Sociais, entre outros.
Além disso, também tem sido responsável científico de vários projectos de investigação e autor de publicações científicas e técnicas, integrando a Comissão Científica da Revista Portuguesa de Zootecnia. Durante vários anos, fez, igualmente, parte do corpo editorial do "Journal of the Sciencie of Food and Agriculture".
O professor catedrático foi, ainda, chefe de gabinete do ministro do Ambiente e Recursos Naturais, em 1990, presidente da Associação das Universidades da Região Norte (AURN) e, actualmente, também é representante do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, no Conselho Nacional de Avaliação da Fundação das Universidades Portuguesas.