Manuel Fernandes supera dureza da Cronoescalada de Freixedelo e alcança primeiro lugar no pódio

PUB.

Dom, 28/08/2022 - 18:08


O ciclista da UDAR Quinchães venceu à geral e em Master 30. A prova, sempre a subir, foi dificultada pelo calor intenso.

O percurso tinha pouco mais de 2,5 quilómetros, mas a subida até à aldeia de Freixedelo, no concelho de Bragança, impôs sérias dificuldades aos 20 bravos ciclistas que participaram na 1ª Cronoescalada do Velo Cube de Bragança. Foi um autêntico teste de superação e o calor intenso colocou ainda mais à prova a capacidade física dos ciclistas.

Manuel Fernandes foi o vencedor absoluto e na categoria de Master 30. O ciclista da UDAR Quinchães terminou o percurso em 8:31:44 minutos. “Era um bocado duro. Uma subida constante com a parte final mais suave. Andei sempre num ritmo certinho e deu para ganhar.  A dificuldade maior foi o calor, quando mais subíamos mais calor ficava”, disse Manuel Fernandes.

A formação da UDAR Quinchães fez-se representar por quatro ciclistas. Além do primeiro lugar conseguido por Manuel Fernandes, a equipa minhota conseguiu ainda a primeira posição e a segunda em elite através de Roberto Gonçalves e José Marinho, respectivamente.

A Cronoescalada é uma prova “exigente” e preciso “boa vontade, treino e muita superação”, na opinião de José Alves, ciclista do Velo Clube que venceu em Master 50.

Orlando Carvalho, presidente do Velo Clube de Bragança, fez um balanço muito positivo da primeira Cronoescalada de Freixedelo e confessou mesmo “que 20 participantes foi um número muito positivo”, devido à exigência da prova. “É verdade que antes da prova apontei para cerca de 50 num cenário muito optimista, mas na realidade nem com 20 contava pois foi a primeira edição e nem toda a gente gosta deste tipo de provas. São provas curtas e muito duras. Os ciclistas fogem deste tipo de provas”, afirmou.

A Cronoescalada de Freixedelo fechou o calendário deste ano das provas de estrada da Associação de Ciclismo se Bragança.

A partir de Outubro é retomado o Open Regional de XCM. No dia 2 de Outubro realiza-se O BTT Azibo em Macedo de Cavaleiros

Classificação:

Elite

1-Roberto Gonçalves (UDAR Quinchães)

2-José Marinho (UDAR Quinchães)

3-Ricardo Escrevente

Master 30

1- Manuel Fernandes (UDAR Quinchães)

2-André Rocha (Velo Clube de Bragança)

3-Ovídio Linhas (Velo Clube de Bragança)

Master 40

1-Paulo Vilela (Velo Clube de Bragança)

2-Hugo Pereira (Aleu Cycling Team)

3- Óscar Maestre (Lopenta)

Master 50

1-José Alves (Velo Clube de Bragança)

2-David Pires (Velo Clube de Bragança)

3-Victor Cordeiro (Velo Clube de Bragança)

 

Jornalista: 
Susana Madureira